Prefácio:
Este é um guia para pessoas que precisam atualizar seus sites para o Joomla 4.0. Qualquer atualização para uma atualização 'grande' não deve ser feita à toa. É um processo, não uma simples atualização. Provavelmente esperarei até janeiro de 2022 antes de tentar qualquer atualização do Joomla 4 para o site do meu cliente, mas essa é minha própria abordagem 'cautelosa' para grandes atualizações. Isso dará tempo para que os principais problemas sejam corrigidos, bem como desenvolvedores de terceiros para tornar suas extensões compatíveis com o Joomla 4. No entanto, atualizarei alguns dos meus sites pessoais para o Joomla 4 entre agora e janeiro de 2022. quaisquer problemas que possam ocorrer e quais soluções estão disponíveis para obter um site que funcione corretamente, bem como para se familiarizar com as alterações do Joomla 4.
Minha experiência
Eu tenho um servidor AplicHost dedicado e apenas os sites dos meus clientes estão no servidor. Cerca de 80% deles são sites Joomla e todos são atualizados através do Joomla 3.10.X sob PHP 7.4. Eu uso o Joomla desde 2006 depois que ele se ramificou do Mambo. Eu passei por centenas de migrações para Joomla v1.5 para v2.0 para v2.5 para v3.0. Nem todos correram bem! 😊
Processo de atualização
Prepare-se para criar um site de desenvolvimento. Você NÃO deseja atualizar para o Joomla 4 em um site ao vivo!
Se o seu site puder ser colocado offline, altere a configuração global > Site > Site offline para 'Sim'. Isso impedirá qualquer alteração no site dos usuários frontend enquanto você estiver trabalhando na migração para o Joomla 4.
Se o seu site não pode ser colocado offline e deve permanecer ativo, aqui estão suas opções:
Se nenhuma alteração for feita pelo frontend, mas pelo painel de administração, aqui estão suas opções:
Notifique a todos com acesso ao painel de administração do back-end que eles NÃO devem fazer alterações após a data de início do processo de atualização, pois essas alterações serão perdidas quando o site de atualização for lançado.
Desative todos os usuários com acesso ao painel de administração do back-end clicando no botão Ativar em sua conta de usuário. Notifique a todos que você está desabilitando o acesso deles até que o processo de atualização seja concluído. Você NÃO desativaria o acesso do usuário que fará a atualização. 😊
Se os usuários estiverem modificando o conteúdo, seja por meio de edição de front-end, carrinhos de compras de comércio eletrônico ou funcionalidade de interação com a comunidade, convém fazer isso durante um período de uso baixo, no qual você pode visualizar análises ou logs para determinar o melhor momento. Esteja ciente, você terá que atualizar manualmente as tabelas para alterações feitas através do frontend ao vivo depois de criar o site de desenvolvimento que é atualizado para o Joomla 4. Isso NÃO é para os fracos de coração, pois exigirá a migração 'somente' do conteúdo que mudou desde que você criou o site de desenvolvimento. Existem extensões do Joomla que podem fornecer essa funcionalidade sem precisar se aprofundar na exportação e importação física de registros de várias tabelas.
Etapas para criar o site de desenvolvimento:
Crie uma subpasta 'joomla4' em sua pasta raiz do Joomla, geralmente “public_html”. Nota: eu uso 'joomla4' em todas as referências de pasta neste guia. Se você usar um nome diferente, terá que se lembrar de usar seu nome em vez de 'joomla4'.
COPIE (não MOVE) todos os arquivos/pastas da sua raiz para a pasta recém-criada 'joomla4'.
Exporte seu banco de dados Joomla 3 para um arquivo SQL.
Crie um novo banco de dados Joomla 4. FYI, você pode querer alterar o nome do banco de dados, pois terá texto desnecessário da importação. Eu sugiro que você inclua “j4” ou algo para identificá-lo como o banco de dados Joomla 4 em algum lugar no nome. Meu exemplo de formato: “USERNAME_jml4_taru9uveChew2Uje”.
Crie um novo usuário e atribua ao banco de dados Joomla 4 com privilégios totais
Vá para a pasta 'joomla4' e edite o arquivo configuration.php.
Altere os campos $db (banco de dados), $user e $password para as novas configurações do banco de dados Joomla 4 e salve seu arquivo. Observação: certifique-se de que os valores estejam entre as aspas ‘’.
A partir de um navegador, abra a página de administrador do site 'joomla4' e faça o login.
Altere a configuração global > Site > Usar reescrita de URL para 'Não' [FYI, dentro de uma subpasta, esta função não funciona bem na minha experiência]
Salvar e fechar as configurações globais
A partir de um navegador, abra a página inicial do site 'joomla4', ou seja, public_html/joomla4/ e certifique-se de que tudo se parece com o site ao vivo, exceto o URL.
Se a página inicial não carregar, você terá que verificar novamente os campos de banco de dados, usuário e senha, pois esse é provavelmente o problema. Se estiverem corretos, use as ferramentas do desenvolvedor para diagnosticar o problema. Quando corrigido, volte para esta seção.
Se a página inicial for carregada corretamente e a navegação funcionar, você terá um site espelhado do seu site ao vivo com seu próprio banco de dados, de modo que qualquer coisa feita no site 'joomla4' não afetará seu site ao vivo.
Abra a página de login do administrador ‘joomla4’, ou seja: public_html/joomla4/administrator/index.php
Se a página de login do administrador não carregar, mas a página inicial sim, diagnostique com as ferramentas do desenvolvedor para determinar por que não está carregando e corrija para que carregue.
Se a página de login do administrador for carregada, você estará pronto para continuar o processo de atualização.
Pré-verificação:
Certifique-se de que seu ambiente de hospedagem atende aos requisitos técnicos do Joomla 4.
No mínimo, use o PHP 7.4, mas o PHP 8.0 é recomendado.
Certifique-se de que seu modelo seja compatível com o Joomla 4.0.x.
Se não for compatível, altere para um modelo compatível com J3.10.x e J4.0.x e, em seguida, altere o estilo para corresponder ao que está no site ativo.
Se for compatível, verifique se você atualizou para a versão mais recente
Atualize todos os complementos para as versões mais recentes (componentes/módulos/plugins)
Atualize para o Joomla 3.10.x e teste o site de desenvolvimento para garantir que está funcionando.
Se não funcionar, suspeito que o problema pode ser um complemento que não é compatível com 3.10.x. você terá que diagnosticar com ferramentas de desenvolvedor para determinar por que não está carregando e corrigi-lo para que ele carregue.
Se funcionar, você pode continuar o processo de pré-verificação
Vá para o componente Joomla Update e revise o Pre-Update Check for Joomla 4.0.x
Certifique-se de que as configurações necessárias de PHP e banco de dados sejam todas 'Sim'
Certifique-se de que as configurações recomendadas do PHP estejam verdes, esperançosamente sem avisos laranja.
Se algum item estiver laranja, isso não significa necessariamente que a atualização não funcionará, mas é melhor que tudo corresponda às configurações recomendadas.
Prossiga para a próxima seção
Verifique as extensões – vermelho, laranja ou verde:
Antes de continuar, determine se algum complemento não é necessário e desinstale-o. Execute uma nova verificação de pré-atualização para o Joomla 4.0.X e você terá três seções. Nota: Clique em [Mais detalhes] para versões
Vermelho – Informações atualizadas indisponíveis.
A extensão não oferece uma versão compatível para a versão de destino selecionada do Joomla. Isso pode significar que a extensão não usa o sistema de atualização do Joomla ou o desenvolvedor ainda não forneceu informações de compatibilidade para esta versão do Joomla.
Laranja – Atualização necessária.
Por favor, atualize essas extensões antes de atualizar o Joomla. Por favor, tome cuidado extra se esta versão atualizada da extensão também não estiver listada como compatível com sua versão atual do Joomla.
Verde – Nenhuma atualização necessária.
O desenvolvedor da extensão afirma que a versão atualmente instalada é compatível.
Atualizar extensões em vermelho e/ou laranja
Antes de continuar, determine se algum complemento não é necessário e desinstale-o.
Execute uma nova verificação de pré-atualização para o Joomla 4.0.xe lhe dará três seções
Opcional: criou um MS Excel ou Google Sheet para rastrear extensões Red/Orange que não são mostradas como compatíveis. Aqui está o que estou usando: Planilha do Google
Verifique os sites dos desenvolvedores de terceiros para extensões 'Desconhecidas' / 'Incompatíveis' para determinar se eles têm uma versão de sua extensão compatível com o Joomla 4.0
Se o fizerem, atualize a extensão para a versão compatível
Se não, confirme se atualizarão sua extensão para ser compatível com o Joomla 4.0.
Se eles estiverem desenvolvendo uma versão compatível, obtenha uma data TBA quando ela estará disponível. Anote a data para que você possa obter a versão compatível e instalar.
Se eles não estiverem atualizando para uma versão compatível, encontre/instale uma alternativa compatível ou crie uma solução alternativa e desinstale a versão não compatível.
Depois que todas as extensões forem atualizadas, substituídas ou desinstaladas para cada site, verifique se o site está funcionando corretamente.
Depois de passar por todas as extensões, execute novamente a verificação de pré-atualização para Joomla 4.0.x.
Enxágüe e repita até que não haja conflitos de Red que possam impedir a atualização do Joomla 4.0.x! Lembre-se, os avisos laranja são simples avisos de incompatibilidade "potencial".
IMPORTANTE! Backup do base de dados e arquivos!!! Este é o seu fallback para o Joomla 3.10.0 caso a atualização para o Joomla 4.0.x falhe.
Atualize para o Joomla 4.0.x
Na atualização do Joomla, clique na guia Atualizar
Clique na caixa de seleção se houver algum problema de plug-in em potencial para prosseguir com a atualização
Clique no botão Instalar a atualização
Após a atualização, verifique se o site está funcionando corretamente.
Se o site funcionar corretamente com pelo menos PHP 7.4 e Joomla 4.0, está tudo pronto! Dê a si mesmo um biscoito! ss
Se não for, determine a extensão/extensões que causam problemas e verifique se há versões atualizadas
Na guia Configuração Global > Servidor, defina o Relatório de Erros para Desenvolvimento
Na página inicial, navegue até a página do problema e registre quais erros são mostrados
Pesquise e faça as alterações necessárias para corrigir o problema.
Se o site funcionar corretamente após as correções, está tudo pronto! Dê a si mesmo um biscoito!
Se o site ainda não funcionar corretamente, anote os erros para pesquisa. Então, você tem uma decisão a tomar.
Fique com o Joomla 4.0 e trabalhe para corrigir os problemas
Restaure seu último backup do Joomla 3.10.0 (mostrado acima IMPORTANTE!). Você pode pesquisar para determinar o que você precisa fazer neste momento. Lamentavelmente, não posso antecipar todos os problemas.
Observação: se o site atualizado estiver funcionando, certifique-se de redefinir suas configurações globais > Site > Configurações de SEO > Usar reescrita de URL para 'Sim' se desejar URLs amigáveis para SEO.