Autor Tópico: Atualizar para Joomla 4  (Lida 1481 vezes)

Offline Aplicweb

• Administrador
    • Ver Perfil
Atualizar para Joomla 4
« em: 25 de Outubro de 2023, 00:46 »
Atualizar do Joomla 3 para 4
No momento em que este artigo foi escrito, o Joomla 3 era a versão estável do Joomla há 9 anos. No entanto, o Joomla 4 foi lançado em agosto de 2021 e o Joomla 3 chegará ao fim em agosto de 2023. Este artigo descreve como atualizar para o J4.

1-Cópia de segurança
É uma boa prática fazer backup em cada estágio do processo de atualização.Comece criando seu primeiro backup, antes de atualizar para o Joomla 4.

2-Domínio separado

Recomendo testar sua atualização usando um subdomínio separado (por exemplo, j4upgrade.aplic.org). Usando o backup criado na etapa anterior, você pode restaurar seu site para este subdomínio separado.

Restaure usando Akeeba Kickstart.
Navegue até j4upgrade.aplic.org/kickstart.php
Insira as credenciais do base de dados.
Parâmetros do site> URL do site ativo: https://j4upgrade.apllic.org
Substitua os caminhos tmp e log.
Feche a guia.
Clique no botão Limpar.
Eu uso AdminTools, o que significa que também precisei editar manualmente o arquivo .htaccess e alterar apllic.org para j4upgrade.apllic.org.

Também precisei limpar o cache do servidor, depois de concluir a restauração e desabilitar a entrega direta do NGINX.

3-Verificação pré-atualização

Antes da atualização, você precisará verificar a compatibilidade de todas as suas extensões com o Joomla 4.

Vá para Componentes > Joomla! Atualizar.
Clique no botão Opções.
Mude o canal de atualização para Joomla Next.
Clique em Salvar e Fechar.
Atualize para a versão mais recente do Joomla 3.10 (3.10.11 no momento da escrita).
Clique no botão Verificar atualizações.
O Joomla! A página de atualização agora mostrará uma verificação de pré-atualização para Joomla 4. Aqui estão algumas etapas que tive que concluir:

4-Atualizar informações indisponíveis

Precisei desinstalar todas as extensões de terceiros que aparecem nesta seção. Eu tive o seguinte:

F0F (NEW) DO NOT REMOVE
System – nfrPiwik
file_fof30
System – SEO-Generator

5-Atualização necessária

Eu também tinha algumas extensões que simplesmente precisavam ser atualizadas para as versões mais recentes.

Tudo agora estava verde, exceto um aviso de que o PHP estava configurado para exibir erros.

6-Atualizar para Joomla 4

Agora eu estava pronto para atualizar para o Joomla 4

Vá para Componentes > Joomla! Atualizar.
Selecione a guia Atualização ao vivo.
Clique no botão Instalar a atualização.
Ele relatou que o ReReplacer não era compatível com o Joomla 4. Posteriormente, desinstalei os plug-ins e componentes do ReReplacer e reinstalei uma versão mais recente.

7-Posições do módulo

Todos os meus módulos estavam usando as posições erradas. Entrei e selecionei as posições apropriadas da Cassiopaeia.
Nesta fase, tornou-se evidente que o módulo Gtranslate precisava ser excluído e reinstalei a versão mais recente do Gtranslate.
A pesquisa foi substituída pela pesquisa inteligente e eu precisava ativar o plug-in de conteúdo da pesquisa inteligente

Vá para Sistema > Plug-ins.
Habilite o plugin Conteúdo - Pesquisa Inteligente.
Vá para Componentes > Pesquisa Inteligente > Índice
Clique no botão Iniciar o indexador.

8-Configurações do menu Cassiopéia
Edite o módulo Menu no backend:

Vá para Conteúdo -> Módulos do Site.
Abra o menu principal para edição
Defina o menu Posição para.
Selecione a guia Avançado.
Definir layout como menu suspenso ou suspenso recolhível

9-Extensões > Atualizar
Verifique se alguma de suas extensões foi atualizada.

Vá para Sistema > Atualização > Extensões.
Clique no botão Verificar atualizações.
Descobri que o AdminTools teve uma atualização.

Akeeba Backup 8 destina-se apenas a permitir que o processo de atualização mantenha os backups existentes:

Vá para Sistema > Instalar > Extensões.
Instale o backup Akeeba 9.
Em seguida, clique em Componentes > Akeeba Backup for Joomla! > Painel de controle.
Clique no botão Migrar configurações.
Assim que a migração for concluída, você pode clicar no botão Mostre-me o que desinstalar para remover o Akeeba 8.

10-Verificações finais de configuração
Aqui estão mais algumas verificações de configuração que você pode precisar fazer.

Se você usa o Matomo para análises, pode ser necessário instalar o código de rastreamento.
Se você ainda não fez isso, agora pode ser um bom momento para remover os IDs dos artigos dos URLs.
Configure o modelo Cassiopeia com sua própria marca.

11-Voltar para o local de produção
Quando estiver satisfeito com todas as atualizações, você poderá migrar seu site de volta ao local de produção.